Na última quinta-feira (09), no Município de Serafina Corrêa, foi realizado o Dia de Campo Gestão da Propriedade Leiteira. O evento contou com a presença de excursões de 20 municípios da região e mais de 700 pessoas.

O grupo de agricultores de Cotiporã juntamente aos demais grupos, estiveram na Comunidade de São Pedro participando de estações que tratavam sobre assuntos como a melhoria na qualidade do leite, manejo alimentar e planejamento forrageiro, gestão da propriedade e sanidade do rebanho leiteiro. Na oportunidade foi visitada a propriedade rural do senhor Claudir Silvestrin e família, afim de compreender as mudanças que ocorreram após a implantação do programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.

Além disso, na Comunidade de Nossa Senhora da Saúde, os agricultores visitaram a exposição de máquinas, equipamentos e insumos.

Os bovinocultores de leite de Cotiporã estiveram acompanhados pelo Secretário da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Douglas Penso, Chefe do Escritório Municipal da Emater, Jéssica Zalamena e representante da agência da Sicredi Serrana de Cotiporã, Jane Maria Gabrielle Lazzarini.

O evento foi uma realização do Escritório Regional da Emater de Caxias do Sul através da Emater de Cotiporã contando com o apoio  da Prefeitura Municipal e Cooperativa Sicredi.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria3708e41837

 

Na última terça-feira (07), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e do Conselho de Desenvolvimento Comunitário iniciou os trabalhos com a máquina enfardadeira. O equipamento agrícola foi adquirido pela administração neste ano no valor de 115 mil reais.

Os serviços foram orientados pelo técnico da Empresa Stabra e fabricante da enfardadeira Valdeci Soares.

A máquina esteve produzindo feno em propriedade cotiporanense. Cada fardo de feno produzido chega aproximadamente a 200 quilos.

Estiveram acompanhando o trabalho da máquina, o Vice Prefeito Ivaldo Wearcih, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Genor Griguol, secretários e demais cotiporanenses.

Segundo o Secretário da Agricultura Douglas Penso a enfardadeira estará à disposição dos produtores os quais poderão contar com o equipamento conforme sua necessidade.

Os trabalhos com a máquina serão realizados pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Comunitário.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria18e18bad0f

 

Na última segunda-feira (30), a Mini Escavadeira Hidráulica, adquirida pela Administração Municipal neste ano, iniciou seus trabalhos na propriedade do cotiporanense Ivo Marin.

O Secretário de Agricultura Douglas Penso esteve acompanhando os trabalhos e afirma que, por ser de pequeno porte, a máquina possibilitará a execução de trabalhos em locais em que os demais equipamentos de grande porte estão impossibilitados de atender, além da agilidade e da praticidade nos serviços.

O equipamento será utilizado na execução de serviços como abertura de estradas, construção de patamares, valos para drenagem, bueiros, redes de água entre outros trabalhos.

Os serviços com a máquina são realizados pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria3e4f3cb484

De 1º a 30 de novembro, acontece em Cotiporã a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa, na qual deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com menos de 24 meses.
Nesta etapa não haverá doação de vacinas, tendo o produtor que adquirir as vacinas nas casas agropecuárias credenciadas e apresentar a nota fiscal na Inspetoria Veterinária da Prefeitura Municipal. É necessário que o produtor traga a classificação por idade e sexo dos animais da propriedade. Os animais vacinados deverão ser declarados até o dia 07 de dezembro.
A responsabilidade da vacinação é do produtor rural e a manutenção da sanidade dos rebanhos é compromisso de todos.

 

No dia de ontem (10), nosso município recebeu a visita do Engenheiro Agrônomo Lino Geraldo Vargas Moura, Diretor Técnico da EMATER/RS e Superintendente Técnico da ASCAR - Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural.

Lino esteve em Cotiporã para conhecer o município e a equipe da EMATER, a fim de reforçar a importância do trabalho que a mesma realiza em prol dos trabalhadores rurais.

Além disso, o técnico ressaltou a importância do Programa de Gestão Sustentável junto aos agricultores familiares.

A visita contou com a presença do Prefeito em exercício Ivaldo Wearcih, Chefe do Escritório da EMATER Jéssica Zalamena, Engenheiro Agrônomo Elvo Pomatti e assistente administrativa Laura Zanella Griguol.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria6d8f50955b

 



 

Facebook