Com a permissão para comercializar seus produtos em todo o estado, agroindústria aumenta as vendas e necessita de ampliação. Através do Programa de Incentivo, Prefeitura realiza serviços na propriedade

 

Através do Programa Municipal de Incentivo e Subsídio aos Agricultores, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura realizou serviços de terraplanagem, fornecimento de brita e transporte de areia para ampliação da agroindústria AgroBreda, localizada na Comunidade de Lajeado Bonito.

Para os proprietários, a ampliação da agroindústria foi necessária devido ao aumento da demanda ocasionado a partir da adesão ao SUSAF, por parte do município de Cotiporã. Através do SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial e Familiar), os produtores de alimentos de origem animal, estabelecidos no município, podem comercializar seus produtos em todo o estado. Ainda, o serviço de inspeção é realizado por profissionais municipais e se equivale ao serviço oferecido pelo estado, porém, com mais agilidade na tramitação das necessidades, tendo em vista que todo o trabalho é desenvolvido em Cotiporã.

Segundo a Coordenadora do DIPOA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) Luisa Walmorbida de Araújo e a Veterinária Franciele Rissardi todo o trabalho é realizado pelo município. “Nós fizemos todo o serviço, desde a aprovação da planta de construção, inspeção semanal, até a fiscalização dos rótulos. Além de ser um empreendimento a nível municipal, com o selo SIM-SUSAF, a agroindústria consegue ampliar as vendas a nível estadual com qualidade” pontuaram.

O Secretário Municipal de Agricultura Douglas Penso ressalta a importância da adesão ao SUSAF, que permite o crescimento das agroindústrias municipais, bem como, as vantagens do Programa de Incentivo e Subsídio aos Agricultores, o qual atende as três cadeias produtivas - avicultura, suinocultura e bovinocultura de leite, garantindo ao agricultor 80% de subsídio do serviço.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleriafb5dda2ad3

 

 

 

Neste ano, o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho beneficiou 72 agricultores, os quais receberam o total de 163 sacas de milho. Além da entrega das sementes, a Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER, realizou reunião técnica com os agricultores beneficiados.

Durante o encontro, realizada no Anfiteatro Municipal, o Secretário de Agricultura Douglas Penso, explanou sobre o “Programa Terra Fértil” e realizou esclarecimentos sobre a manutenção do mesmo para o próximo ano.

O Engenheiro Agrônomo da Emater-RS/ASCAR, Elvo Pomatti, conversou com os produtores sobre os manejos da lavoura de milho para melhores rendimentos, considerando os períodos de plantio contemplados no zoneamento agroclimático do Ministério da Agricultura.

O Vice-Prefeito, Ivaldo Wearich, participou da programação e agradeceu a presença dos produtores, bem como a compreensão e colaboração para que fosse realizada a entrega do milho em um único dia para todos os beneficiados.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria3241eff8dc

 

Acompanhados pelo Secretário de Agricultura de Cotiporã Douglas Penso, mais de trinta agricultores cotiporanenses participaram da 3ª edição do Dia de Campo Regional, realizado dia 12 de setembro, na comunidade de Monte Bérico, em Veranópolis.

O evento abordou as boas práticas na fruticultura visando a sustentabilidade e rentabilidade dos agricultores. Os participantes realizaram troca de conhecimentos, abordando temas como abrigo para agrotóxicos, manejo e conservação do solo e água, saúde do trabalhador, gestão sustentável da agricultura familiar, qualificação técnica, entre outros.

Além de disponibilizar o transporte, a Prefeitura de Cotiporã incentiva a participação dos cotiporanenses em eventos que visam a qualificação do trabalho rural bem como conhecimento e facilidade aos agricultores.

O Dia de Campo Regional foi uma realização da Emater/RS-Ascar.

 

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria77964b6595

 

No dia 31 de agosto, durante a 41ª Expointer, foi realizado pela Emater/RS-ASCAR, o lançamento do E-Book "Produção de Leite no Rio Grande do Sul: 105 histórias inspiradoras da agricultura familiar". Neste E-Book, Cotiporã está representada pela família de Lírio Luis e Salete Dalmas, da Comunidade de Santos Anjos.

Para acompanhar o lançamento, o Secretário Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Douglas Penso, juntamente com a Chefe do Escritório da Emater/RS-ASCAR, Jéssica Zalamena, e o agricultor Lírio Luis Dalmas estiveram participando do lançamento do e-book.

Essa publicação abrange todo o Rio Grande do Sul, bem como diferentes perfis de produtores, apresentando um retrato dos agricultores familiares de nosso Estado que produzem leite e querem evoluir nessa atividade. A família Dalmas representa muitas famílias que desenvolvem a atividade leiteira de Cotiporã, e estes são retratados como um caso de sucesso no município.

Para saber mais, acesse o link:

http://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/teses/Producao_leite_RS.pdf

 

Nesta semana, a EMATER/RS-ASCAR de Cotiporã juntamente com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura, esteve realizando a entrega de mudas frutíferas a mais de 40 produtores cotiporanenses.

Durante este ano, aproximadamente 6 mil plantas serão entregues, predominando mudas de citros e pêssegos.

Os viveiros responsáveis pela produção são credenciados junto ao Ministério da Agricultura e possuem certificado aliando qualidade, sanidade e procedência.



 

Facebook