Na última semana, o Prefeito Municipal José Carlos Breda esteve visitando uma das propriedades cotiporanenses de grande destaque no município, região e estado.

Localizada na Comunidade de Lajeado Bonito, a propriedade de Élcio Pancotto e família produz, pelo quarto ano, uvas de mesa nas variedades Rainha Itália, Perlona, Rubi, Benitaca e Brazil, colhendo aproximadamente 12 mil quilos de uva por ano.

Élcio afirma que a dedicação e união da família faz toda a diferença no crescimento e na qualidade da produção. 

O Prefeito Breda parabenizou pelas belíssimas uvas, esforço, cuidado com os parreirais e principalmente pela união das gerações da família.

Estiveram acompanhando o Prefeito Breda, o Vice Prefeito Ivaldo Wearcih, a Presidente do STR Mércia Pessin Fugali e a Chefe do Escritório da EMATER Jéssica Zalamena.

Parabéns a família de Élcio Pancotto pela belíssima produção!

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleriaf9c61e359d

 

Na última semana, o Prefeito em Exercício Ivaldo Wearich, juntamente ao Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso e a Chefe do Escritório da EMATER Jéssica Zalamena, esteve visitando propriedades rurais do município a fim de acompanhar a safra da uva das famílias cotiporanenses, conversar e confraternizar sobre a vindima.

Na Comunidade de Santa Lúcia, a família de Horácio Pitol investe, pela primeira vez, na produção da uva coberta, colhendo neste ano mais de 20.000 quilos da Uva Niágara Rosa e Branca.

Já na propriedade de Lauro Bortoncello, Comunidade de São Roque, a família irá colher neste ano 5.500 quilos da uva Lorena. Essa uva é utilizada na fabricação de vinhos e espumantes.

Ivaldo agradeceu as famílias pela oportunidade da visita e parabenizou a dedicação no trabalho para a produção e colheita de belíssimas uvas bem como a união e esforço das famílias para com a vindima, ressaltando a importância da mesma para o desenvolvimento e crescimento da economia de Cotiporã.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleriafff31a2841

 

 

Os produtores de leite de Cotiporã já iniciaram a prática de ensilagem de milho. A produção é armazenada em silos trincheiras e, durante o ano todo, é utilizada na alimentação do gado leiteiro.

Na última semana, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio Douglas Penso e o membro do Conselho de Desenvolvimento Comunitário Neivaldo Turra, estiveram visitando a propriedade de Ivo e Fernando Marin, na Linha Independência. A família destina uma área de 15 hectares de milho para alimentar 50 cabeças de gado, além da silagem de aveia e pastagem no período de inverno.

 A produção diária de leite nesta propriedade é de 1.100 litros. Neste ano, a família investiu 200 mil reais na construção de um novo confinamento para melhorar o conforto e manejo dos animais, bem como qualificar o trabalho.

Cotiporã possui entorno de 57 produtores que diariamente produzem em média 18 mil litros de leite, entregues a 2 cooperativas. A parceria entre Prefeitura Municipal, Conselho de Desenvolvimento Comunitário e EMATER propicia que os produtores de leite familiares tenham apoio e suporte para a realização desta prática.  Neste ano, com chuvas abundantes, a produção de silagem de milho em média passa de 50 toneladas por hectare.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleriad1ef0bb5b3

O Prefeito José Carlos Breda esteve, na última sexta-feira (26), participando da Assembléia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Cotiporã. Na ocasião, além da apresentação do relatório de atividades e balanço financeiro, foi realizada a eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da entidade.

Em sua fala, o Prefeito Breda ressaltou a importância dos serviços prestados pelo Conselho em parceria com a Prefeitura de Cotiporã, os quais auxiliam os produtores e incentivam a prática agrícola. Também, reafirmou a parceria com a entidade e desejou sucesso à nova diretoria em nome do Presidente, Rogério Zanella.

 

Conheça a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Cotiporã para o ano de 2018:

 

Diretoria Executiva:

Presidente: Rogério Zanella                         

Tesoureiro: Adelar Frizon                             

2º Tesoureiro: Neivaldo Tura                        

Secretário: Alcides Citolin    

                       

Conselho Fiscal:

Fiorindo Delfino Bortoncello           

Celso Reche                                                  

Lauro Bortoncello                             

 

Suplentes:

Fernando Marin

Pedro Dal Más

Tiago Pitol Frizon

 

Em Cotiporã, mais uma propriedade investe na produção de uvas de mesa. Irineu e Morgana De Oliveira residem na Comunidade de São Casemiro e, pelo primeiro ano, trabalham na colheita das uvas de mesa de sua produção.

Na última semana, o Vice Prefeito Ivaldo Wearich juntamente com o Secretário de Agricultura Douglas Penso e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Pessin Fugali estiveram visitando os parreirais que correspondem à uma área de aproximadamente 4 mil m². Com as variedades de Núbia, Rainha Itália, Benitaka e BRS Isis, os produtores esperam colher 10 mil KG nesta primeira safra.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/agricultura#sigProGalleria73447803db



 

Facebook