Neste ano, a Prefeitura Municipal de Cotiporã através da Secretária de Educação e Desporto, desenvolve o Projeto Educação Financeira nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Na Escola Infantil Amor e Carinho, os alunos da turma Maternal II, orientados pela Professora Melania G. Soster e pelo auxiliar Marcos Felippe, confeccionaram um cofrinho, o qual recebeu o nome de “Dindinho”. O cofre foi confeccionado  de materiais alternativos e recicláveis. Além desta atividade, os pequenos conheceram e manusearam cédulas da nossa moeda, identificando símbolos e valores e realizaram brincadeiras onde colocaram em prática o poder de compra.

O projeto Educação Financeira visa conscientizar sobre a prática da economia, consciência nas compras e preparar cidadãos que possam exercer seus direitos e deveres para a construção de uma sociedade mais igualitária e mais justa. O projeto prepara as futuras gerações para desenvolver ascompetências e habilidades necessárias a fim de lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas.

 

 

Durante a Semana Farroupilha, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto promoveu aos alunos da Escola Municipal Infantil Amor e Carinho diversas atividades culturais a fim de proporcionar conhecimento e resgate da cultura.

As turmas do Berçário e Maternal I participaram das programações do CTG Pousada dos Carreteiros, onde assistiram ao teatro “Prendarella” interpretado pelas prendas e peões da entidade, bem como conheceram músicas tradicionais do estado, bebidas e comidas típicas e realizaram atividades lúdicas na escola.

A turma do Maternal III divertiu-se com uma belíssima Roda de Chimarrão ao som da gaita do Peão Dener Breda.  Também, com orientação da Nutricionista Josiele Kiesties a garotada da Pré-Escola aprendeu a fazer deliciosas rapaduras para degustarem junto ao o chimarrão. 

Na tarde de terça-feira (19), na véspera do Dia do Gaúcho, finalizando as atividades referentes à Semana Farroupilha, as turmas do Jardim A e B realizaram uma visita de estudo na Cabanha Consoloem - Veranópolis, com o objetivo de conhecer, vivenciar e observar o animal preferido dos peões e prendas do Rio Grande Sul: o cavalo. As crianças puderam passear a cavalo pelo ambiente explorando a natureza a aproveitando o belo dia.

Segundo a direção e professores da escola, são através de brincadeiras e atividades lúdicas como essas, que os pequenos aprendem sobre a cultura e tradição do Rio Grande do Sul.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/educacao#sigProGalleriad519f3b0ef

 

Na última sexta-feira (15) os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber, dentro das programações da Semana Farroupilha, participaram de uma palestra ministrada pelo tradicionalista veranense Clóvis Simioni.

Clóvis tratou de temas como a história da Revolução Farroupilha, cultura, tradição e o real significado de ser gaúcho. Os alunos puderam aprimorar seus conhecimentos e participaram de atividades desenvolvidas pelo tradicionalista.

A direção e professores da escola agradeceram ao palestrante pela disponibilidade e pela saberia repassada aos alunos.

A palestra foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto.

 

 

 

 

Sabendo da importância da leitura para o bom desenvolvimento dos alunos, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto promove o projeto “Minutos de Leitura” na Escola Municipal Caminhos do Saber.

Os alunos têm um tempo semanal exclusivo para a leitura. O objetivo é despertar o interesse visando a melhor qualidade no ensino-aprendizagem e incentivar os estudantes a lerem frequentemente.

O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.

O Prefeito Breda apoia projetos como esse que visam a qualidade do ensino dos alunos cotiporanenses.

 

Na última sexta-feira (15), os alunos da Rede Municipal de Ensino participaram de atividades culturais referentes a Semana Farroupilha.

Os estudantes puderam aprimorar conhecimentos sobre a história e cultura do Rio Grande do Sul através de conversas, dinâmicas, oficinas de chimarrão, chula, indumentária e brinquedos. Ainda, prestigiaram uma peça teatral. Todas as atividades foram desenvolvidas pelas prendas e peões do CTG Pousada dos Carreteiros, na sede da entidade.

As atividades culturais foram realizadas a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Desporto e CTG Pousada dos Carreteiros.

View the embedded image gallery online at:
http://www.cotipora.rs.gov.br/educacao#sigProGalleriae8285819b0



 

Facebook