Nesta semana, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura realiza trabalhos de melhorias nas estradas que dão acesso ao município de Dois Lajeados e estradas da Comunidade de Nossa Senhora da Pompéia. 
Serviços como roçada, patrolagem e britagem foram desenvolvidos.

A estrada da sua comunidade necessita de melhorias?
Entre em contato conosco para que possamos atender toda comunidade cotiporanense conforme demanda. 
Telefone: (54) 3446-2800.

 

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura comunica que a partir de amanhã, dia 16 de maio, estarão abertas as inscrições para o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho -Safra 2018/2019. Os produtores deverão se inscrever até o dia 04 de junho, às 11h30min na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Cotiporã.

Mais informações pelo telefone: (54) 3446- 2800.

 

 

A Emater-RS/ASCAR de Cotiporã esteve mais uma vez coordenando a Campanha de Recolhimento das Embalagens Vazias de Agrotóxicos que aconteceu no dia 8 de maio em todas as 28 comunidades do município.  

Os agricultores foram instruídos antecipadamente para que as embalagens estivessem de acordo com as exigências para serem devolvidas. Neste ano, 233 agricultores participaram da campanha e foram recolhidas aproximadamente 30 mil embalagens vazias de agrotóxicos.

 

Ano       Produtores que participaram    Quantidade de embalagens

2011                      192                                                        17.956

2012                      189                                                        17.730

2013                      199                                                        20.640

2014                      202                                                        23.448

2015                      227                                                        29.907

2016                      234                                                        29.478

2017                      246                                                        32.064

 

Todas as embalagens foram organizadas para serem entregues para a empresa Cinbalagens de Passo Fundo, que é especializada na realização da reciclagem desses produtos. As embalagens não devem ser reaproveitadas pelos agricultores e é obrigatória a devolução das mesmas nas empresas onde foram adquiridas.

A realização da campanha contou com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, empresas que comercializam os produtos e Cooperativa Santa Clara.

 

No último sábado, dia 05 de maio, foi realizada uma excursão para a 11ª EXPOCLARA - Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, sediada no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. A excursão foi organizada pela equipe da EMATER/RS-ASCAR, juntamente com a Prefeitura Municipal de Cotiporã, através da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e Cooperativa Santa Clara.

Na recepção, os agricultores foram acolhidos e encaminhados para participar de uma palestra voltada ao trabalho com bovinos de leite, onde foram abordados temas como eficiência, eficácia e resultados das inseminações artificiais. Em seguida os agricultores puderam desfrutar da diversidade de atrações disponíveis na feira, como exposição de animais, balcão comercial, campo tecnológico sustentável da Emater, agroindústria familiar, artesanato, exposição de máquinas e equipamentos que oportunizou negócios aos expositores e produtores.

Dentre as atrações destacamos a exposição de animais, que contou com 229 bovinos das raças Jersey e Holandês de diversos municípios da região. Cotiporã esteve presente com animais das propriedades de Paulo Ricardo Zanette, Mauro Cesar Dalmas e Tiago Pitol Frizon, sendo inclusive reconhecido o excelente trabalho feito pelas famílias, através da premiação de alguns dos animais expostos.

A excursão contou com a participação de mais de 40 agricultores cotiporanenses no evento.

 

 

A Prefeitura Municipal de Cotiporã, EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e demais parceiros realizarão no dia 08 de Maio o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos em todas as comunidades do município.
O produtor deverá ter consigo o Talão de Produtor no dia da coleta, pois será emitido o comprovante da entrega. 
Para maiores informações sobre pontos de coleta, horários e separações das embalagens, entrar em contato com a EMATER através do telefone: (54) 3446- 1330.



 

Facebook