Na quinta-feira (23), durante reunião com os Secretários Municipais, o Prefeito José Carlos Breda e a Secretária da Fazenda Elisandra Scussel entregaram o Projeto de Lei com as Diretrizes Orçamentárias, referente ao exercício de 2019, para a Presidente da Câmara de Vereadores, Lenita Zanovello Tomazi.

A LDO totaliza um valor de 22 milhões e 571 mil reais, os quais serão utilizados para atender as necessidades do município de Cotiporã, discutidas durante audiência pública realizada no dia 20 de agosto deste ano. 

Segundo o Prefeito Breda, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano foi cuidadosamente planejada e discutida com a população, destinando os recursos para as principais demandas do município.

A partir disso, o Legislativo Municipal estudará a LDO e, em seguida, o projeto será discutido em Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vereadores, com data a ser divulgada.

 

Para atender as necessidades da população e definir o destino dos recursos públicos, aconteceu na segunda-feira (20) audiência pública para discussão e elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, para o ano de 2019. A apresentação foi conduzida pelo Prefeito Municipal José Carlos Breda, Secretária da Fazenda Elisandra Scussel e técnico em contabilidade Lucio Lunardi.

Além da elaboração da LDO, foi apresentado o Programa Nota Fiscal Gaúcha, que visa incentivar os cidadãos a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal durante o ato da compra, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo. No momento da compra, o consumidor indica empresas que poderão ser beneficiadas com recursos e, segundo a Secretária Elisandra, as Escolas Municipais, Amor e Carinho e Caminhos do Saber, bem como o Lions Clube de Cotiporã estão habilitados a receber os recursos do programa através das indicações.

Para o Prefeito José Carlos Breda, elaborar a LDO é um desafio e, por isso, torna-se fundamental a participação da população na decisão da destinação dos recursos públicos. Além disso, o líder do executivo municipal falou sobre como é necessária a criatividade para poder otimizar os recursos e atender as mais diversas demandas.

Breda recebeu o troféu do prêmio, promovido pela Famurs e que contou com a participação de aproximadamente 130 municípios.

 

Cotiporã conquistou a terceira colocação, na categoria fazenda no Prêmio Boas Práticas nas Gestões Municipais, promovido pela FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). Ao todo 129 municípios apresentaram projetos e participaram da solenidade de premiação, ocorrida no dia 5 de julho, no Teatro Dante Barone em Porto Alegre.

O município recebeu a premiação através do Projeto de Educação Fiscal: “Semear boas ideias gera grandesvalores”, aplicado na Rede Municipal de Ensino pela Secretaria da Fazenda e Secretaria de Educação. O projeto objetiva conscientizar sobre os tributos municipais, arrecadação e investimentos. Além disso, busca desenvolver no jovem o exercício da cidadania, ensinando-o a assumir atitudes éticas e civilizadas.

Para o Prefeito José Carlos Breda, receber uma premiação que envolve a educação e as finanças é a certeza de estar trabalhando de forma correta, transparente e social, afinal, discute importantes áreas e, principalmente, resgata valores fundamentais para o bem coletivo.

Breda estava acompanhado do Vice Prefeito Ivaldo Wearich, Secretária da Fazenda Elisandra Scussel e Secretaria da Educação e Desporto Elizabete Ramansini.

 

 

 

 

 

 

A partir da expressiva votação na Consulta Popular, três prioridades foram eleitas para serem desenvolvidas em Cotiporã. Graças a dedicação e preocupação dos cotiporanenses para com o desenvolvimento, o município será beneficiado com recursos a serem aplicados nas seguintes áreas: Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural; Ampliação, Reforma e Aquisição de Equipamentos para Estabelecimentos de Saúde vinculados ao SUS e Regionalização do Turismo.

Agradecemos a todos os cotiporanenses que votaram na Consulta Popular 2018- 2019, sendo possível mais essa conquista para o município.

Troque suas notas fiscais até às 11h30min do dia 29 de junho, na Prefeitura Municipal e concorra aos 22 prêmios que serão sorteados a partir das 16 horas em frente ao Centro Administrativo.
O grande vencedor ganhará 500 reais e a partir do segundo prêmio, todos os sorteados receberão o valor de 200 reais.
A campanha é uma realização da Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria da Fazenda.

Aproveite!



 

Facebook