Táila Bergamin Kemerich e Raphael Luciano Scarton, representantes do CTG Pousada dos Carreteiros, conquistam primeiros lugares na categoria juvenil.

 

O Prefeito Municipal José Carlos Breda e Vice Prefeito Ivaldo Wearich receberam, na sexta-feira (6), os jovens tradicionalistas Táila Bergamin Kemerich e Raphael Luciano Scarton, os quais conquistaram, respectivamente, os cargos de 1ª Prenda Juvenil e Guri Farroupilha da 11ª Região Tradicionalista.

Representando o CTG Pousada dos Carreteiros e o município de Cotiporã, os jovens participaram do Concurso Regional de Prendas e Peões, realizado nos dias 22, 23 e 30 de junho, na cidade de Garibaldi, participando de provas artísticas, campeiras, orais, escritas e mostras folclóricas.

Com a conquista do cargo, os mesmos possuem a responsabilidade de desenvolver projetos culturais nos 24 municípios que compõe a região, além de representar a entidade tradicionalista e o município de Cotiporã nos concursos que elegem as Primeiras Prendas e Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez na história do município, o CTG terá um representante no Entrevero Estadual de Peões (concurso), que acontece em abril de 2019, na cidade de Rio Grande. Já as Prendas concorrem o estadual no mês de maio de 2019, na cidade de Lajeado.

Táila e Raphael agradeceram a oportunidade e o reconhecimento, afirmando o seu orgulho em poder representar Cotiporã e o CTG na região e nos concursos estaduais. Além disso, colocaram-se a disposição do município para trabalhar em prol da cultura.

Breda parabenizou os jovens pela conquista, destacando a sua determinação, empenho e amor destinado à uma causa voluntária, bem como o CTG Pousada dos Carreteiros pelo destaque a nível regional.

Além dos jovens, estavam presentes as mães Patrícia Bergamin e Angélica Scarton, como também a Diretora Cultural da 11ªRT, Ana Júlia Griguol.

 

 

 

 

Contando com a participação de 25 comunidades, aconteceu no domingo (8) mais uma edição da tradicional Festa do Colono de Cotiporã. A festividade aconteceu na Comunidade de Lajeado Bonito e através do Desfile Temático possibilitou que o público revivesse a história do município. Com caminhões decorados, belíssimas representações e demonstrações de ofícios, as comunidades demonstraram a força do colono cotiporanense e o amor que possuem pela sua origem e trabalho. A programação ainda contou com desfile sobre a evolução das máquinas agrícolas, missa, almoço, premiação do Campeonato de Bisca e também para as comunidades participantes.

Leia mais...

 

 

Na manhã de hoje, o Vice Prefeito Ivaldo Wearich, Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel e demais membros da comissão organizadora da Festa do Colono receberam o Gerente do Banrisul Vinicíus Zantta e a Plataformista Flávia Maria Siviero, os quais, na oportunidade entregaram brindes e oficializaram o patrocínio destinado à realização do evento.

O Vice Prefeito Ivaldo agradeceu a confiança e a reafirmou a parceria com a instituição. Estavam presentes na reunião a Presidente do Centro Cultural Laura Zanella Griguol, Chefe do Escritório da Emater Jéssica Zalamena, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Mércia Pessin Fugali e Coordenadora de Turismo Bruna Tres.

 

A quinta e última rodada do Campeonato Municipal de Bisca aconteceu na sexta-feira, 29 de junho, na Comunidade de Monte Bérico – Linha 14 de Julho. Com uma calorosa recepção, a rodada contou com 15 duplas inscritas.

Conheça as oito duplas classificadas para a final:

1º: Micael Bortoncello e Cristian Tres

2º: Vilma Taffarel Rebelatto e Ivani Cenci Dal Mas

3º: Deoclécio Lazzarini e José Zalamena

4º: Geraldo Bertolini e Nadir Fugali

5º: Valmor Lotis e João Zanin

6º: Fábio Lazzarini e Lidovino Picoli

7º: Luan Pasquali e Edgar Zanin de Villa

8º: Venício e Ildo Lazzarini

As três primeiras duplas foram premiadas com brindes oferecidos pela Agência Sicredi, além de uma cesta com produtos coloniais oferecida pelas famílias Zanin e De Villa.

A grande final do Campeonato Municipal de Bisca acontece nesta sexta-feira, dia 06 de julho no Salão da Comunidade de Nossa Senhora das Graças – Lajeado Bonito, a partir das 19 horas. Ao todo, 40 duplas disputam os cinco primeiros lugares do campeonato. A entrega dos brindes para os vencedores será realizada durante a programação da Festa do Colono que acontece no dia 08 de julho na mesma localidade.

 

 

No dia 08 de julho, na Comunidade de Nossa Senhora das Graças – Lajeado Bonito, acontece mais uma edição da Tradicional Festa do Colono de Cotiporã.

A programação inicia às 10h30min com celebração de missa, seguido de almoço. A partir das 13 horas, será realizado o Desfile Temático: “A história da Imigração”, que contará passo a passo, a chegada dos primeiros imigrantes no município. Após o desfile acontece a entrega de premiação aos vencedores do Campeonato de Bisca e em seguida, a festa continua com baile animado pela Banda Rosas e Versos.

A comissão organizadora da festa está empenhada em cuidar de cada detalhe para que a Festa do Colono torne-se um momento de nostalgia, onde cada participante poderá voltar no tempo e reviver suas raízes.

Para o Prefeito Municipal José Carlos Breda é uma alegria imensa realizar mais uma edição desta grande festa que demonstra a união da comunidade cotiporanense, bem como a força e a história dos imigrantes.

A Festa do Colono de Cotiporã é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Cultura, Centro Cultural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Conselho de Desenvolvimento Comunitário e Banco Banrisul.

 



 

Facebook