No último sábado (11), na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, o poeta cotiporanense Adão Wons tomou posse como Acadêmico Imortal na Academia de Letras do Brasil. O estatuto da Academia estabelece que para alguém candidatar-se é preciso ser brasileiro nato e ter publicado, em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros de valor literário. As posses dos acadêmicos foram realizadas no Santander Cultural e contaram com a presença do Presidente Global da Academia de Letras Mário Carabajal, Diretora Global da ALB/Humanitária Dinalva Carabajal e demais escritores. Adão Wons tomou posse na cadeira número 59 tendo como patrono o poeta Mario Quintana. 

Parabéns Adão Wons!

 

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o Roteiro Termas e Longevidade - Serra Gaúcha, o qual Cotiporã faz parte, esteve presente na 29ª edição do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo em Gramado. Através da participação dos empreendedores e das Secretarias Municipais de Turismo foi possível demonstrar a todos os participantes do evento as experiências que o roteiro oferece e realizar trocas de informações com agências de turismo, companhias e demais municípios presentes.

O 29º FESTURIS ocupa 22 mil metros quadrados no Serra Park-Centro de Eventos e é a maior feira de negócios turísticos do Brasil recebendo mais de oito mil pessoas em uma única edição. Representando o município de Cotiporã estiveram presentes a Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel e a Coordenadora de Turismo Bruna Três.

Além disso, os empreendimentos cotiporanenses Cave Marson e Pousada Piccolo Refuggio levaram para o grande público da feira as atrações e experiências que Cotiporã pode oferecer. A primeira vez que o município participa das exposições do vento foi extremamente importante e proveitoso.  

O Prefeito em exercício Ivaldo Wearich, em nome do Prefeito Breda, ressalta a importância da presença do município em eventos como esse que visam engrandecer o setor turístico das cidades. “As sementes lançadas com a participação de Cotiporã no Festuris trarão muitos frutos para o futuro do município.”, complementou Ivaldo.


            

Município é escolhido como locação principal do filme que será realizado no segundo semestre de 2018 pelo cineasta neto de cotiporanense, Gustavo Spolidoro.

 

Pelas suas belezas e peculiaridades, Cotiporã está se tornando uma das principais locações do estado para filmes. Pela quarta vez foi escolhida para ser o cenário de mais um longa metragem. Com direção de Gustavo Spolidoro e roteiro de Gibran Dipp, o filme “Os Dragões” é baseado nos contos de Murilo Rubião e contará com a Cia de Teatro Arte In Cena, de Cotiporã, como o grupo principal para a encenação do filme. 

O Prefeito José Carlos Breda, a Secretária de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel e a professora do grupo de teatro cotiporanense Adriana Titton Balotin receberam, na última sexta-feira (3), o diretor Gustavo Spolidoro, o ​roteirista Gibran Dipp e a ​produtora local Ângela Scarton Taffarel que apresentaram o projeto, conversaram sobre as expectativas e motivações para as gravações, bem como a escolha dos locais para as filmagens. O Prefeito Breda agradeceu pela escolha do local e colocou-se inteiramente a disposição para atender as principais necessidades do filme, afirmando ser totalmente favorável a projetos que valorizem e estimulem o desenvolvimento de Cotiporã. Gustavo reforça que o suporte que o grupo teatral recebe da Prefeitura Municipal é fundamental, afirmando ser elogiável e exemplar perante outras cidades.

Leia mais...

 

A trilha acontece no dia 4 de novembro com saída em frente a Prefeitura Municipal de Cotiporã, às 8 horas e 30 minutos. 
Para mais informações sobre inscrições e organização do evento, entre em contato com Ademir Bortoncello pelo fone: (54) 999179102.

A Trilha é uma realização da Associação Monte Vêneto contando com o apoio da Prefeitura de Cotiporã.

Participe!

 

Em Cotiporã, mais de duzentas pessoas prestigiaram o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, apresentado pela Cia de Teatro Arte In Cena. Sob direção da professora Adriana Titton Balotin, os jovens encenaram o conto da literatura mundial para público de todas as idades, integrando ainda mais a comunidade cotiporanense. O espetáculo, contou ainda com a presença do cineasta Gustavo Spolidoro e profissionais do meio. 
A realização do espetáculo “Alice no País das Maravilhas” foi da Prefeitura de Cotiporã através da Secretaria de Turismo e Cultura juntamente com a Cia de Teatro Arte In Cena.



 

Facebook