Táila Bergamin Kemerich e Raphael Luciano Scarton foram reconhecidos pela conquista dos cargos de 1ª Prenda Juvenil da 11ª RT e Guri Farroupilha da 11ª RT em junho deste ano

 

Como forma de reconhecer o desempenho e representatividade do jovem tradicionalista cotiporanense, a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Sessão Solene para conferir Títulos de Honra ao Mérito à Táila Bergamin Kemerich e Raphael Luciano Scarton pela conquista dos cargos de, respectivamente, 1ª Prenda Juvenil e Guri Farroupilha da 11ª Região Tradicionalista, no Concurso Regional realizado em Garibaldi, em junho deste ano. A Sessão aconteceu no dia 20 de setembro, no galpão do CTG Pousada dos Carreteiros e, seguida de um tradicional churrasco, encerrou a programação da Semana Farroupilha de 2018.

Além da leitura das biografias e homenagens prestadas, Raphael e Táila se pronunciaram e manifestaram a sua felicidade e gratidão em receber tal reconhecimento. Ainda, ressaltaram a importância do tradicionalismo para o crescimento pessoal, bem como para construir amizades e valores.

A Presidente da Câmara de Vereadores Lenita Zanovello Tomazi enalteceu a presença marcante do jovem em Cotiporã, apresentando a conquista de Raphael e Táila como exemplos de dedicação, empenho e talento. Também, manifestou que Cotiporã e a 11ª Região Tradicionalista estarão muito bem representados durante os concursos estaduais que serão realizados em abril e maio de 2019, onde os jovens estarão disputando cargos estaduais.

Estava presente o Coordenador da 11ª Região Tradicionalista Luiz Carlos Rigon e o Prefeito Municipal em Exercício Ivaldo Wearich que, emocionado, parabenizou os jovens, os familiares e a entidade pela representatividade e atuação incansável na comunidade. Ivaldo ainda ressaltou o talento e a habilidade dos jovens em se posicionar e apresentar diante o público, desejando sucesso em todas as escolhas de suas vidas.

Ainda, durante a Sessão Solene, foi prestada uma homenagem à João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, onde a 1ª Prenda do CTG Pousada dos  Carreteiros Jordana De Marco Giacomelli interpretou a música Hino ao Rio Grande.

 

Com o objetivo de incentivar a cultura tradicionalista e enaltecer os feitos da Revolução Farroupilha, teve início, no sábado (15), mais uma Semana Farroupilha em Cotiporã. Durante a ocasião, aconteceu a abertura oficial do evento, jantar, baile e pré estreia da invernada adulta do CTG Pousada dos Carreteiros para o ENART 2018.

O Patrão do CTG, André Tres, ressaltou a importância do evento para valorização da cultura e agradeceu a todos que trabalham voluntariamente para a realização da mesma.

Representando o Prefeito José Carlos Breda, a Secretária Municipal de Turismo e Cultura Patrícia Gabriel parabenizou a entidade pela dedicação e participação ativa na comunidade, além de ressaltar a importância dos festejos para o fortalecimento cultural do município.

A festividade, animada pelo conjunto Recordação Gaúcha, reuniu mais de 300 pessoas no galpão da entidade. Ainda, no decorrer da semana, a entidade irá promover gincana cultural, jantar de integração e apresentação de talentos locais. Na quarta feira, dia 19, as escolas municipais participam de programação especial na sede da entidade tradicionalista.

Na próxima quinta-feira, dia 20 de setembro, acontecerá Sessão Solene em Homenagem aos jovens tradicionalistas que se destacaram no Concurso de Prendas e Peões da 11ª Região Tradicionalista, tertúlia e churrasco em homenagem ao Dia do Gaúcho. A programação inicia às 9hrs45min, no galpão do CTG Pousada dos Carreteiros (RS 359).

Mais de 700 pessoas desfilaram durante o ato cívico em homenagem à Independência da Pátria, realizado no entorno da Praça Maurício Cardoso, em Cotiporã

 

Entre escolas e entidades municipais, totalizaram 20 os grupos participantes do Desfile Cívico de 2018, realizado no dia 7 de setembro na Praça Maurício Cardoso, em Cotiporã. A comemoração em homenagem à Independência da Pátria teve como tema “Nas mãos do povo brasileiro, o futuro da nação”, objetivando promover uma reflexão aos participantes sobre a responsabilidade que o cidadão possui para com o futuro do Brasil.

Mais de 700 pessoas desfilaram juntamente de suas entidades, demonstrando a integração e respeito entre as gerações durante o desfile. Performances, danças e reflexões expuseram os talentos e a criatividade dos cotiporanenses na abordagem do tema, emocionando o público que prestigiava as apresentações. 

Durante o desfile, diversas entidades salientaram as carências da atual sociedade, demonstrando, através de encenações, a importância da generosidade, honestidade e cidadania. Tema este, também explorado pela Presidente da Câmara de Vereadores Lenita Zanovello Tomazi em seu pronunciamento.

Leia mais...

 

De 25 de agosto a 2 de setembro, o Grupo Artesanato Cotiporã esteve participando na cidade de Esteio, da 41ª Expointer. A artesã Cotiporanense, Terezinha Reche Moro, representou o grupo e no Pavilhão da Agricultura Familiar pode comercializar o artesanato com palha de milho, sendo este já reconhecido nacional e internacionalmente. Nossos artesanatos retratam a cultura local, a riqueza de matéria prima e, especialmente, a habilidade das artesãs Cotiporanenses.

O grupo Artesanato Cotiporã conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Emater.

 

Com o tema “Nas mãos do povo brasileiro, o futuro da nação”, acontece sexta-feira, dia 7 de setembro, o Desfile Cívico em Homenagem a Pátria. 
O desfile inicia às 9 horas na Praça Maurício Cardoso e contará com a participação das Escolas, Entidades e Orquestra Jovem de Cotiporã. 
A Semana da Pátria é uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e Desporto e Secretaria de Turismo e Cultura. 
Participe!



 

Facebook