Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: AMUSUH
Data de publicação: 28 de abril de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
Na tarde de ontem, 27 de abril, a Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), na qual Cotiporã faz parte, reuniu dezenas de prefeitos (as) na 1ª Videoconferência Estadual. O líder do Executivo Municipal, Ivelton Mateus Zardo, e demais representantes de 67 municípios do Rio Grande Sul, trocaram experiências e acompanharam as palestras de representantes da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) do ministério da Agricultura (MAPA).
O presidente da AMUSUH, Otávio Gomes, apresentou as linhas de ações e as perspectivas de avanços. “Queremos aproximar os municípios, discutir as ações em andamentos para melhorar as receitas e os usos múltiplos dos lagos, em especial a aquicultura. Levar informações sobre as proposições em andamento no Congresso, com foco na modernização da legislação da CFURH, no novo Código Brasileiro de Energia Elétrica e na Reforma Tributária. Também é importante destacar a união dos associados que fortalece a Associação no Congresso. Além disso, a desburocratização das cessões das águas é um grande marco que alavancará o setor”, afirmou Gomes.
O Prefeito Ivelton ressalta que a participação ativa do Município na AMUSUH busca dar continuidade aos trabalhos e projetos em defesa dos direitos e interesses dos municípios sedes de usinas hidroelétricas, os quais foram iniciados pela Gestão Breda e Ivaldo. No ano de 2020, o Ex-Prefeito José Carlos Breda foi Vice-Presidente da AMUSUH.
Além da expansão dos usos dos lagos, a reunião tratou dos trabalhos desenvolvidos junto ao Congresso Nacional. A Reforma Tributária é uma das prioridades dentre os 30 projetos em análise e os prefeitos (as) devem garantir apoio junto aos deputados e senadores para resguardar o equilíbrio das contas municipais.