Município de Cotiporã promove campanha para promoção da saúde da mulher

Data de publicação: 1 de junho de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Nos dias 27 e 28 de maio deste ano, em torno de 40 mulheres cotiporanenses participaram, na Unidade Básica de Saúde de Cotiporã, de atividades de prevenção como a coleta do citopatológico de colo uterino, solicitação de mamografia, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, e a revisão da caderneta de vacinação. As cotiporanenses contempladas manifestaram seu interesse na realização dos exames durante os últimos meses e ainda concorreram a brindes doados pela Essencial Studio Hair – Michele Zechin e Fisioterapia – Thais de Oliveira, como sessão de massagem, sessão de manicure e designer de sobrancelha.

As atividades realizadas buscam incentivar a realização dos exames preventivos, bem como garantir a saúde e bem-estar das mulheres cotiporanenses. Demais ações para promoção da saúde feminina estão previstas para ocorrer no mês de outubro deste ano. A Vice-Prefeita, Lenita Zanovello Tomazi, acompanhou a realização da campanha e parabenizou a equipe de saúde pela iniciativa e preocupação com a comunidade.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social reforça a importância da realização periódica dos exames preventivos, juntamente com a adoção de hábitos saudáveis como manter uma alimentação equilibrada, realizar atividades físicas, beber água, evitar o consumo de álcool e o uso do tabaco, entre outras.

A prevenção de doenças é essencial assim como a detecção precoce das mesmas. A identificação dos sinais e sintomas iniciais facilita o tratamento, diminui o risco de quadros mais agressivos e melhora de forma geral o prognóstico da doença.

Demais informações referentes às doenças e medidas preventivas, bem como o agendamento de dos exames, devem ser solicitados através dos contatos (54) 3446-2899 ou 99611-1431.