Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: SEAPDR
Data de publicação: 28 de janeiro de 2022
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli
Crédito da notícia: Inspetoria Veterinária
O Município de Cotiporã, por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária - Posto Veterinário de Cotiporã, informa e reforça aos produtores rurais suas obrigações legais para o ano de 2022. Confira:
Declaração e Atualização Cadastral:
O prazo para atualização cadastral dos produtores e declaração anual dos animais em 2022 ocorre entre 1º de junho e 31 de outubro;
Declarações complementares:
- As declarações complementares de evolução de rebanho, nascimentos, mortes ou consumo seguem disponíveis a qualquer tempo para o produtor rural registrar junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Cotiporã por meio do preenchimento do formulário de Declaração Complementar.
- As declarações complementares não são obrigatórias, mas são o meio de atualização do rebanho entre as etapas de Declaração Anual.
Vacinação da Brucelose:
O EDA de Cotiporã lembra a todos sobre a obrigatoriedade da vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses de idade, com a vacina B19. Todas as fêmeas nessa idade devem ser vacinadas e o atestado de vacinação emitido pelo médico veterinário deve ser entregue ao Posto Veterinário para a comprovação da vacina.
Ressalta-se que o produtor que não vacinar os animais não irá conseguir realizar o transporte dos animais da sua propriedade e ainda poderá sofrer penalidades. A brucelose é uma doença grave e contagiosa, considerada zoonose, ou seja, transmitida dos animais para o ser humano. Os animais apresentam sintomas de aborto, nascimento de terneiros fracos, retenção de placenta, retorno ao cio, inflamação de articulações, inflamação dos testículos e útero;
A transmissão entre os animais ocorre pelo convívio entre os animais que estão doentes com os sadios e pelo contato com pastagens, água contaminada e restos de placentas e fetos abortados.
Vale lembrar que em caso de sinais clínicos nos animais deve-se procurar o Posto Veterinário para notificação e nos casos de sintomas nos humanos procure o Posto de Saúde.
Mais informações podem ser obtidas na Inspetoria Veterinária de Cotiporã pelo telefone e WhatsApp (054) 3446-2841.