Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 26 de janeiro de 2024
Fotos: Secretaria de Saúde e Assistência Social
Crédito da notícia: Secretaria de Saúde e Assistência Social
Na manhã da quarta-feira, 24/01/2024, servidores da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social de Cotiporã receberam representantes da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Serra, de Caxias do Sul.
Observa-se um aumento no número de notificações por Acidentes de Trabalho nos diversos segmentos e ramos produtivos do município. A incidência de acidentes de trabalho em Cotiporã, que em 2022 foi de 240, passou para 332 acidentes para 10.000 habitantes no ano de 2023. Cabe destacar que esse indicador, ainda em 2022 já era superior ao encontrado para o Rio Grande do Sul, em que a incidência foi de 77 acidentes para 10.000 habitantes, segundo dados obtidos pela equipe municipal e também em consulta ao Informe Epidemiológico 2023, divulgado pelo Cerest/Serra.
Na ocasião, com base nas características encontradas nas Notificações de Acidentes de Trabalho registradas nos últimos anos pelo serviço de saúde municipal, o grupo reuniu-se com o intuito de programar em parceria algumas ações e estratégias para a redução dos acidentes e doenças relacionadas às atividades ocupacionais.
Através dessa cooperação será elaborado um plano de trabalho voltado à proteção, à prevenção e à promoção da saúde e o bem-estar dos trabalhadores cotiporanenses a ser implementado no ano de 2024.
Participaram deste encontro Nicieli Sguissardi, fonoaudióloga do trabalho, e Ben Hur Chamorra, técnico em segurança do trabalho, do Cerest/Serra que, além da roda de conversa, trouxeram materiais informativos sobre as cuidados e doenças relacionadas ao trabalho, disponibilizando acesso a estes conhecimentos tanto para a equipe, quanto para a população. Entre os servidores da equipe municipal de saúde de Cotiporã, estiveram presentes a coordenadora do Departamento de Ações em Saúde, Aricele de Villa, o enfermeiro Altamiro Minuzzo, da Unidade Saúde, a sanitarista Fabiana Nobre, a fiscal sanitária Jussana Breda e o agente de endemias Adão Wons, lotados na Vigilância em Saúde.
O Cerest/Serra, sediado em Caxias do Sul, abrange os 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde e tem por objetivo principal atuar em ações de vigilância, pesquisa, promoção e prevenção em Saúde do Trabalhador urbano e rural.
Entre suas ações, realiza o monitoramento dos agravos à Saúde do Trabalhador notificados na região, a fim de propor estratégias para a diminuição dos acidentes e doenças ocupacionais.