Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 30 de dezembro de 2024
Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Prefeitura de Cotiporã
O Projeto de Educação Fiscal busca desenvolver competências para o pleno exercício da cidadania. A partir dos elementos da vida cotidiana dos estudantes cotiporanenses, foi possível compreender a origem e a aplicação dos recursos públicos.
As ações realizadas neste segundo semestre do ano de 2024 abordaram o sistema tributário e fiscal, por meio de temas relacionados às finanças públicas do município, com as turmas dos 1° anos, 2º anos, 3º anos, 4° anos e 5º anos da E.M.E.F. Caminhos do Saber.
Diversas foram as experiências e as atividades propostas pelas professoras titulares Maria Olívia Zanette Siviero, Vanderléia Rebelato Paludo, Adriana Maria Pellizzari Cenci, Nádia Rodrigues de Farias, Anne Maria Nunes de Assis, Liziane Wons Zardo, Jorziane Zardo Bortoncello, Maiara Zardo, Michele Grando e Fernanda Maria Wearich, acompanhadas pela Coordenadora Pedagógica da Escola Lilian Inês Gallina Storti.
O período de realização das vivências iniciou em 1º de julho e encerrou em 29 de novembro. Os aprendizados sobre os conceitos de impostos e tributos, a importância de realizar pesquisa de preços e exigir nota fiscal na hora da compra, as diferentes formas de pagamento, os alimentos necessários e supérfluos, a importância da alimentação saudável, bem como a importância da separação e da destinação correta do lixo a fim de economizar em saúde pública num futuro próximo ou mais distante foram alcançados coletivamente.
Dentre as habilidades desenvolvidas estão: Dialogar e identificar sobre bens e serviços públicos; Diferenciar o conceito de imposto e tributo; Instigar a reflexão de onde são alocados os tributos de acordo com sua abrangência; Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Conhecer como são aplicados os recursos públicos e acompanhar os gastos públicos são ações do cidadão consciente, e possibilitam que exista transparência e participação democrática para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.