Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 14 de janeiro de 2020
Fotos: Jordana Giacomelli/ Patricia Gabriel
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
Localizado na Rua Bento Gonçalves, próximo ao loteamento da entrada sul de Cotiporã, o capitel foi construído no ano de 1938 por familiares de João Lunardi, o qual faleceu no local em virtude de um acidente de trânsito. Na época, a família de João residia no município vizinho de Fagundes Varela e atualmente reside na cidade de Chapecó, Santa Catarina.
No ano de 2019, netos e bisnetos de João Lunardi estiveram em Cotiporã e visitaram o capitel, tendo a iniciativa de contatar a Administração Municipal para contribuir financeiramente com a reforma do local. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura ficou responsável pela busca de orçamentos com empresas, acompanhamento da obra e fiscalização dos trabalhos. O local, que abriga em seu interior a imagem de Nossa Senhora de Fátima, recebeu melhorias na parte interna e externa, contemplando pintura, reformas, arborização e iluminação.
A Secretária de Turismo e Cultura, Patrícia Gabriel, bem como as coordenadoras do setor e toda Administração Municipal acreditam que parcerias como essa fazem a diferença no município e contribuem com seu desenvolvimento. “São através de pequenos gestos, neste caso um gesto grandioso, que é possível dar vida a um local que já não era mais notado da forma que merecia. Agora com a reforma, pintura, iluminação e plantio de flores, o capitel tornou-se um marco para quem chega ao município pelo acesso sul.”, afirma a Secretária Patrícia.
O andamento da obra foi acompanhado pelos familiares de João, através do neto Milton Lunardi, que semanalmente recebeu da Secretaria de Turismo e Cultura, imagens e vídeos dos trabalhos que estavam sendo realizados.