Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Fonte: Psicóloga Ketlen Antoniolli
Data de publicação: 24 de março de 2020
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
"Há um lado da pandemia do coronavírus que merece nossa atenção, principalmente, neste momento em que se pede para a população ficar em casa: a saúde emocional. Isso porque a situação presente aumenta os níveis de ansiedade, gerando sentimentos de medo e de incertezas.
Estamos vivenciando uma situação atípica: o isolamento social. Somos seres acostumados a ir e vir, conviver em família, em comunidade com maior proximidade. O momento atual nos mostra que precisamos, além de cuidar de nós, cuidar do outro e para isso há a necessidade de se afastar.
Segundo Organização Mundial da Saúde, a incerteza do momento, os riscos de contaminação e a necessidade de isolamento social podem agravar ou causar problemas mentais.
- Como cuidar do emocional diante do que estamos vivendo?
Manter-se calmo é fundamental para enfrentar qualquer situação geradora de estresse, além de ter consciência que é uma situação transitória, que vai passar.
Uma boa estratégia para cuidar da saúde mental é planejar uma rotina, já que ter um hábito regular traz equilíbrio emocional e sensação de segurança. Faz-se necessário uma adequação, mas dentro do possível mantenha a rotina.
Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse, busque informação apenas em fontes seguras e dê passos práticos para preparar seus planos, protegendo a si mesmo e a sua família. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o "bombardeio desnecessário" de informações.
Faça leituras, ouça músicas, assista filmes ou realize outras atividades que lhe dê prazer como crochê, tricô, pintura, artesanato. É importante manter-se ocupado, até mesmo aproveitando para organizar seu lar (armários, gavetas).
Utilize a tecnologia para se aproximar das pessoas, faça chamadas de vídeos, mande áudios, ligue para amigos, familiares, mantenha os laços afetivos.
A espiritualidade também é uma ferramenta de enfrentamento nesse período e você deve procurar pensar e agir com positividade e esperança. Esse é um momento difícil, porém de oportunidades, aprendizagens e reflexão sobre nossa postura e nossa essência. Caso sinta necessidade procure os canais de suporte psicológico disponibilizados pelos municípios e Estado."
- Ketlen Antoniolli, Psicóloga da Unidade Básica de Saúde de Cotiporã
Para buscar ajuda na Unidade de Saúde de Cotiporã, entre em contato através do telefone (054) 3446-2867.