Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 12 de maio de 2020
Fotos: Arquivos/Prefeitura de Cotiporã
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
A partir de 1885, famílias de imigrantes italianos chegam ao sul do Brasil e instalam-se nas Linhas Frei Caneca e Independência. Seguido dos imigrantes poloneses e alemães erguem, em 1892, a Freguesia de Monte Vêneto, a qual pertencia a Alfredo Chaves - atual Município de Veranópolis. Em 1939, devido a Segunda Guerra Mundial, a comunidade viu-se forçada a mudar o nome de Monte Vêneto para Cotiporã que, em tupi guarani, significa “lugar bonito”.
Emancipação política
Em 1982 surge, no coração dos cotiporanenses, o sonho da emancipação política. Em 9 de maio, 89% da população decidiu, por meio de plebiscito, ser independente, sendo considerado o dia 12 de maio, o dia da emancipação política. Com aproximadamente, quatro mil habitantes, o município tem sua economia baseada na indústria, agricultura, comércio e serviços.
Dias atuais
Cotiporã sonha grande e, para tanto, diversos trabalhos foram realizados garantindo o crescimento do município. Atualmente, vive uma realidade diferenciada dos demais, tendo em vista o alto valor investido anualmente na agricultura, saúde e educação, turismo e obras.
Em seus 38 anos de história, Cotiporã soma premiações e conquistas que comprovam a qualidade de vida existente no local.
Parabéns, Cotiporã!
38 anos – 12 de maio de 2020