HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Notícias

Bandeira Vermelha: Saiba como podem operar os serviços em Cotiporã

Fonte: Governo do RS
Data de publicação: 13 de julho de 2020
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa

Cotiporã e os demais municípios da região MacroSerra foram classificados como bandeira vermelha e deverão seguir as restrições a partir de amanhã, dia 14, até o dia 20 de julho.

No sábado, dia 11, a AMESNE - da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste enviou ao Governo do Estado, um pedido de reconsideração à classificação, o qual demonstrava, através do estudo levantado pelo Observatório Regional de Saúde, que a região da Serra possui condições de permanecer em bandeira laranja. O Governo do Estado não foi sensível ao pedido de reconsideração enviado.

Cotiporã deverá seguir as determinações da bandeira vermelha, já que houve registro de hospitalização de cotiporanense, decorrente a Covid-19, nos últimos 14 dias.

Decreto Estadual 55.323 alterou os protocolos de operação da bandeira vermelha para missas e cultos; academias e clubes esportivos; serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbearia); serviços de contabilidade e outros; e indústrias.

Além disso, permite que municípios com classificação vermelha possam adotar protocolos próprios para setores pré-determinados: administração pública, transporte coletivo urbano e bancos e lotéricas.

Confira:

Comércio: somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

Restaurantes e lancherias: ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve.

Ensino: As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental, médio e universidades.

SERVIÇOS

  • Academias de ginástica (inclusive em clubes): podem funcionar com 25% dos trabalhadores e o atendimento deve ser individualizado, por ambiente (mínimo de 16m² por pessoa).
  • Clubes sociais, esportivos e similares: podem funcionar com 25% dos trabalhadores e o atendimento de atletas profissionais e amadores deve ser individualizado, por ambiente (mínimo 16m² por pessoa), sem público.
  • Serviços de higiene pessoal (cabeleireiro e barbeiro): podem funcionar com 25% dos trabalhadores e o atendimento deve ser individualizado, por ambiente (distanciamento de quatro metros entre clientes).
  • Missas e serviços religiosos: máximo de 30 pessoas, respeitando o teto de ocupação.
  • Serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade e outros: podem funcionar com 25% dos trabalhadores e o atendimento deve ser via teleatendimento.
  • Reparação e manutenção de objetos e equipamentos: podem funcionar com 25% dos trabalhadores e o atendimento deve ser por teleatendimento ou presencial restrito.
  • Serviços profissionais e de contabilidade: podem funcionar com 50% dos trabalhadores e o atendimento deve ser via teleatendimento.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

  • Serviços não essenciais: 25% dos trabalhadores ou normativa municipal.
  • Política e administração de trânsito: 75% dos trabalhadores ou normativa municipal.

INDÚSTRIA

  • Indústrias de têxteis, vestuário, couros e calçados, madeira, impressão e reprodução, metalurgia, produtos de metal, equipe informática, materiais elétricos, máquinas e equipamentos, veículos automotores, indústrias de outros equipamentos, móveis, produtos diversos, e manutenção e reparação: fica permitido o funcionamento com 75% dos trabalhadores.
  • Setor de farmoquímicos e farmacêuticos poderão funcionar com 100% dos trabalhadores. 

TRANSPORTE

• Transporte coletivo de passageiros: podem receber 50% de passageiros, de acordo com a capacidade total do veículo, ou obedecer à normativa municipal.

Durante esta semana, o Município de Cotiporã deverá publicar um novo decreto municipal aderindo as restrições e qualquer alteração será informada. 

Dúvidas e denúncias podem ser realizadas através do contato da Vigilância Sanitária de Cotiporã: (054) 3446-2870 (Possui WhatsApp).

 







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo