Julho Amarelo: Mês de incentivo à prevenção e controle das hepatites virais

Fonte: Ministério da Saúde
Data de publicação: 20 de julho de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Instituída pela Lei nº 13.802/2019, a campanha “Julho Amarelo”, tem por principal objetivo incentivar a realização de ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.  A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

As inflamações são causadas por vírus classificados pelas letras abaixo:

– Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.

– Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.

– Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado.  A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.

– Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.

– Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.

Formas de contágio:

As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical), e por meio de transfusão de sangue ou hemoderivados.

Testes rápidos e Vacinação:

A Prefeitura de Cotiporã, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social oferece a realização de testes rápidos para as Hepatites B e C, bem como Sífilis e HIV (AIDS), de forma gratuita. Interessados devem entrar em contato com a Unidade de Saúde e agendar a realização dos testes, bem como a revisão da Caderneta de Vacinas.

Contatos: (54) 3446-2899 | 99611-1431