Incentivo à produção orgânica: Município de Cotiporã renova contrato com a ASSTEC Serra

Data de publicação: 22 de julho de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Nesta semana, o Município de Cotiporã assinou a renovação do contrato, por mais um ano, com a empresa ASSTEC Serra Assessoria Consultoria e Planejamento, a qual presta serviços técnicos especializados na área da agroecologia para desenvolver, incentivar e fortalecer o Programa de Agricultura Orgânica no Município.

O ato de assinatura ocorreu durante a realização de “Dia de Campo”, na propriedade do Presidente da Associação Ecovêneto, Fabio C. Marcon, localizada na Comunidade de Lajeado Bonito. Durante o evento, que contou com a presença de em torno de 20 participantes, entre agricultores, técnicos da área e autoridades Cotiporanenses, o Painelista da ASSTEC, Leandro Venturin, explanou sobre o manejo e controle da Pérola-da-Terra, bem como o uso e preparo do Fermento Crioulo e demais temas relativos. O Dia de Campo foi uma realização da ASSTEC, com apoio da Emater e da Cooperativa Sicredi.

A Assinatura do Contrato de Prestação de Serviços foi realizada pela Vice-Prefeita, Lenita Zanovello Tomazi, Presidente da ASSTEC Serra, José Paulo da Silva e Silva, e Secretário Municipal de Agricultura, Ivaldo Wearich, contando ainda com a assinatura dos demais presentes, como testemunhas.

Através do contrato, os produtores cotiporanenses contam com acompanhamento técnico em suas propriedades, especialmente os que integram a Associação Ecovêneto, demais produtores que desejam ingressar na mudança do sistema convencional para o sistema ecológico. Por meio do Técnico Volmir Campagnollo, e com auxílio da Emater/RS-ASCAR, são ofertados treinamento e formação em Sistemas de Certificação e Agroecologia; palestras de conscientização e motivação ao processo de transição; entre outros.

Além da Assistência Técnica, a Administração Municipal de Cotiporã incentiva a produção orgânica no município através do Programa “Terra Fértil” e “AgroMais – Agricultura Forte e Sustentável”, trabalha na qualificação dos acessos rurais e se coloca à disposição para auxiliar os produtores Cotiporanenses.