Agosto Dourado: Mês de incentivo ao Aleitamento Materno

Data de publicação: 11 de agosto de 2021
Fotos: Thinkstock
Crédito da notícia: Secretaria de Saúde e Assistência Social

“Proteger o aleitamento materno é responsabilidade de todos.”, esse é o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno e da Campanha “Agosto Dourado” de 2021. A mesma busca conscientizar o público sobre a importância da amamentação, tanto para saúde do bebê, quanto para saúde da mãe, da família e da comunidade. Iniciado em 1992, com temas anuais que foram desde ecologia, direitos humanos, apoio comunitário, economia e outros tópicos, desde o ano de 2016, o Agosto Dourado alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (fim da pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, qualidade da educação, igualdade de gênero, trabalho decente e desenvolvimento econômico, ação contra a mudança global do clima, entre outros).

O aleitamento materno deve ser defendido como uma responsabilidade coletiva. A participação do companheiro, da família, dos profissionais de saúde, amigos, vizinhos, empregadores e colegas de trabalho, são ações essenciais para seu sucesso, refletindo em um binômio mãe-bebê saudáveis e felizes.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Cotiporã celebra o Agosto Dourado anualmente, inclusive durante o período de pandemia, de forma a contribuir com informação de qualidade através dos canais disponíveis na internet. Além disso, oferece na Unidade Básica de Saúde suporte à gestante, à parturiente e à mãe para amamentação, na forma de consultas compartilhadas e atendimentos de nutricionista, enfermagem, fonoaudióloga, médicos e demais profissionais. Os serviços podem ser solicitados através do telefone (54) 3446-2899 ou pessoalmente na Unidade.

- Ana Lídia Garcete, Enfermeira da Estratégia "Saúde da Família".