Cotiporã realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Fonte: CRAS de Cotiporã
Data de publicação: 12 de agosto de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Tendo como tema: “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”, foi realizada, na tarde de ontem, 11 de agosto, a VIII (oitava) Conferência Municipal de Assistência Social. A conferência contou com abertura, explanação, debate e plenária final, sendo presidida pela Presidente do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social, Cristiane Costella Falcade, a qual explanou a história da assistência social no Brasil, bem como, a importância e principais atribuições do CMAS.

Na sequência, a Coordenadora do CRAS de Cotiporã, Vanessa Pissaia, abordou a política de assistência social no município, apresentando os serviços, programas, projetos e benefícios que são ofertados à população. Após, o Psicólogo Cristiano Badia Veide, discorreu sobre os cinco eixos da Conferência:

Eixo 01: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.”;

Eixo 02: “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.”;

Eixo 03: “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.”;

Eixo 04: “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.”;

Eixo 05: “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.”.

Com a apresentação dos eixos norteadores, os presentes discutiram e formularam propostas, as quais serão encaminhadas à Conferência Estadual. Também, na oportunidade, foram eleitos os representantes do Município que irão participar da Conferência Estadual de Assistência Social 2021, sendo:

Representantes Governamentais:

Titular: Daiane Nicolao Rebelatto

Suplente: Bruna Lemos Tres

Representantes da Sociedade Civil

Titular: Genivalda Melo

Suplente: Giovana Marcon Moreira

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi realizada pela Prefeitura de Cotiporã, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, e ocorreu no Espaço Vida e Saúde, de forma híbrida (presencial e online).

Assista a Conferência, clicando aqui.