Conferência Municipal de Educação: Metas e estratégias para fortalecer o ensino em Cotiporã

Data de publicação: 30 de setembro de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Nesta semana, o Município de Cotiporã, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, juntamente ao Fórum Municipal de Educação, promoveu a Conferência Municipal de Educação 2021. Através do encontro, que ocorreu de forma presencial e virtual, foi possível analisar e discutir as políticas públicas de educação que estão contempladas no PME - Plano Municipal de Educação de Cotiporã, entre os anos de 2015 a 2025. Ainda, foram explanadas as 20 metas e estratégias que constituem o Plano, avaliando como as mesmas estão sendo desenvolvidas no âmbito municipal.

A Conferência Municipal de Educação ocorre a cada dois anos, tendo como objetivo demonstrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, seus desafios e o que ainda deve ser realizado para que os objetivos sejam alcançados.  As metas e estratégias do PME para a Rede Municipal são relacionadas com as ferramentas de planejamento previstas no PPA - Plano Plurianual, na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias e na LOA - Lei Orçamentária Anual.

Tendo duração de 10 anos, o Plano Municipal de Educação foi elaborado e aprovado em consonância com o Plano Nacional de Educação, abrangendo todas as etapas e modalidades de ensino.

Em seus pronunciamentos, o Prefeito Ivelton Mateus Zardo e a Vice-Prefeita Lenita Zanovello Tomazi, ressaltaram a importância da realização da Conferência de Educação para fortalecer o setor educacional do Município, qualificando o mesmo e garantindo melhores condições de ensino aos alunos e profissionais da área, pensando no presente e no futuro das crianças e adolescentes.

A Conferência ainda contou com o pronunciamento da Secretária de Educação e Desporto, Lilian Zechin, e do Presidente da Câmara de Vereadores, Ivaldino Antônio Frizon. Estiveram presentes, além das autoridades municipais, os membros que compõe o Fórum Municipal de Educação do Município, e a Comunidade Cotiporanense pôde acompanhar a Conferência por meio de transmissão ao vivo.

A próxima etapa será a Conferência Intermunicipal de Educação, que ocorre no dia 20 de outubro de 2021, tendo a participação dos Municípios de Cotiporã, Fagundes Varela, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Vila Flores. O evento será transmitido através do YouTube da SMED de Veranópolis.

Para assistir a Conferência Municipal de Educação de Cotiporã, clique aqui.