Conferência Municipal de Saúde apresenta ações para qualificar o setor no Município

Data de publicação: 25 de outubro de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli

Tendo como finalidade avaliar os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para elaborar o Plano Municipal de Saúde 2022-2025, foi realizada, na última sexta-feira, dia 22 de outubro, a IX Conferência Municipal de Saúde de Cotiporã.

A abertura oficial da Conferência, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde e Assistência Social, foi realizada pelo Prefeito de Cotiporã, Ivelton Mateus Zardo, contando ainda com o pronunciamento do Presidente da Câmara de Vereadores, Ivaldino Frizon, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ketlen Antoniolli, Secretária de Saúde e Assistência Social, Rozeli Frizon, e contribuições da Vice-Prefeita, Lenita Zanovello Tomazi, durante os debates.

Na oportunidade, o Médico e palestrante Rui Steglich, debateu sobre a temática da Conferência: “O SUS é de todos”, explanando sobre o surgimento e a importância do Sistema Único de Saúde, serviços ofertados, bem como os direitos e deveres de seus usuários.

Ainda durante o evento, a Secretária de Saúde e Assistência Social, Rozeli Frizon, realizou a apresentação dos dados da pasta, referentes às consultas, exames, viagens, visitas domiciliares, cirurgias e medicamentos pagos, no período de janeiro a setembro de 2021.

Na sequência, a Coordenadora de Saúde, Aricele de Villa, explanou as principais propostas da IX Conferência Municipal de Saúde. Entre elas, destaca-se a contratação de serviços de pediatria, gineco-obstetrícia e exames de apoio diagnóstico; manutenção e renovação da frota de veículos, promoção de atividades que contemplem os Programas de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saúde, Saúde Mental, Academia da Saúde e Saúde Bucal; criação de programa municipal voltado às Práticas Integrativas e Complementares; entre outras diversas ações que visam ampliar e qualificar os serviços oferecidos pelo Município na área da saúde.

A IX Conferência Municipal de Saúde foi realizada no formato híbrido, presencialmente e virtualmente (através de transmissão ao vivo), contando com a presença de autoridades cotiporanenses, membros do Conselho Municipal de Saúde, profissionais da pasta e demais servidores.

Propostas e sugestões para qualificar a saúde no Município podem ser enviadas através do link abaixo ou entregues aos membros do Conselho Municipal de Saúde. Contribua com sua sugestão AQUI!

Clique aqui para conferir o Regimento Interno da IX Conferência Municipal.

Clique aqui para assistir a Conferência ao vivo.