HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Notícias

“Novembro Azul”, pelo Médico da Unidade de Saúde de Cotiporã, Flávio Hamerski

Fonte: Tele Saúde RS
Data de publicação: 8 de novembro de 2021
Fotos: Assessoria de Imprensa/Jordana Giacomelli
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa

“A campanha Novembro Azul é realizada no mundo todo desde o início dos anos 2000, sendo que no Brasil chegou em 2008 através do Instituto “Lado a Lado pela Vida”, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Inicialmente, o foco principal era o exame para detecção precoce do câncer de próstata, o que incluiu, na época, inúmeras campanhas por parte dos órgãos de saúde, objetivando incentivar os exames de toque e também o de sangue, chamado PSA. Hoje, apesar de ainda muito associado à próstata, o Novembro Azul está ampliado para o que chamamos de “Saúde do Homem”.

O Câncer de Próstata é o tumor maligno mais frequente na população masculina, após o câncer de pele. A próstata é uma glândula pequena, presente nos homens, responsável pela produção de líquido seminal e o câncer de próstata é o crescimento desgovernado das células deste órgão.  

A rotina do Novembro Azul: Na consulta, são avaliadas pressão arterial, colesterol e diabetes, alterações de peso, alteração na pele e hábito intestinal, apetite e sono, testagem de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, também deve ser incluída avaliação de tabagismo e abuso de álcool, bem como a prática regular de atividade física, dentre outros. Todos estes pontos possuem benefício comprovado em proporcionar aumento da longevidade e qualidade de vida. A realização do exame da próstata será decidido pelo paciente após o médico explicar os benefícios potenciais e os riscos envolvidos. Em resumo, venha à Unidade de Saúde, converse com o profissional de saúde de sua confiança e esclareça as dúvidas. A saúde é o nosso bem mais precioso!”

- Flávio André Hamerski – Médico da Unidade Básica de Saúde de Cotiporã

 

Para solicitar os exames preventivos e agendar consultas, dirija-se à Unidade de Saúde de Cotiporã ou entre em contato através dos telefones: (54) 3446-2899 | 99611-1431.







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo