"Dezembro Vermelho", pela Enfermeira da Unidade de Saúde, Suelem Griguol

Fonte: Ministério da Saúde
Data de publicação: 3 de dezembro de 2021
Crédito da notícia: Suelem Griguol | Enfermeira

O “Dezembro Vermelho” é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Nesta semana, no dia 1º de dezembro, celebrou-se o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. Esta data, assim como o restante do mês, buscam apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.

O que é AIDS?

É uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV *sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)?

As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual desprotegido, ou seja, sem o uso de preservativos, podendo ocorrer ainda, através da mãe infectada para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Outras formas de transmissão incluem: transfusão de sangue contaminado e uso compartilhado de seringas.

O tratamento de pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

Como é feito diagnóstico da AIDS/HIV?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue ou por fluido oral. No Brasil, exames laboratoriais e testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos.

Por isso, previna-se e realize exames e testes para detecção do HIV. A Unidade Básica de Saúde de Cotiporã disponibiliza durante todo o ano este e outros testes rápidos. Neste mês, em alusão ao Dezembro Vermelho, esta estratégia será intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

No dia 22/12, quarta-feira, o Município promove agenda aberta para realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, revisão de cadernetas de vacinação, verificação de pressão arterial e dosagem de glicemia capilar.

Para garantir a realização dos testes e demais procedimentos, entre em contato e agende um horário através dos telefones (54) 3446-2899 ou 99611-1431.

- Suelem Lira Griguol, Enfermeira da ESF da Unidade de Saúde de Cotiporã.