HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Notícias

Mais de 370 crianças e adolescentes participam da Campanha de Multivacinação, em Cotiporã

Data de publicação: 7 de dezembro de 2021
Fotos: Secretaria de Saúde
Crédito da notícia: Secretaria de Saúde e Assistência Social

Com o objetivo de manter a vacinação das crianças e adolescentes em dia, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional de Multivacinação que ocorreu de 1° de outubro até 30 de novembro. Em Cotiporã, foram realizadas atividades de revisão de cadernetas e aplicação de vacinas, segundo as necessidades avaliadas pela equipe de saúde.

Mais de 370 crianças e adolescentes compareceram à Unidade de Saúde para revisão das Cadernetas de Vacina, bem como mais de 90 receberam os imunizantes necessários. A revisão das cadernetas ocorreu também de forma virtual, através de aplicativo de mensagens, por meio do setor de Vigilância em Saúde.  

No total de cadernetas avaliadas, verificou-se que crianças de 1 a 4 anos e adolescentes de 10 a 14 anos apresentaram maior necessidade de realizar atualização de suas vacinas. Crianças de até um ano de idade, devido ao calendário vacinal, comparecem com maior frequência à sala de vacinação, sendo que a maioria que compareceu também recebeu vacinas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, em seu artigo primeiro, estabelece que é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. Além de direito das crianças e adolescentes a imunização, ou seja, a indução de produção de anticorpos através da aplicação de vacinas, é uma das medidas mais eficientes para prevenção de doenças infectocontagiosas.

A Unidade Básica de Saúde de Cotiporã conta com a disponibilidade de todos os imunobiológicos elencados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Reforça-se que, para maximizar a disponibilidade dos imunobiológicos, foi estabelecida a rotina de agendamento para a aplicação de vacinas que apresentem várias doses em cada frasco associadas a uma validade de poucas horas, para garantir acesso ao maior número de usuários.

Nesta campanha buscou-se reforçar a vacinação das crianças e adolescentes até 14 anos, no entanto, orienta-se a toda a população que procure a Unidade de Saúde para a revisão de seu calendário vacinal, independente da idade. O funcionamento da sala de vacinas, prioritariamente, ocorre às terças-feiras, das 07h30min às 11 horas e no período da tarde, das 12h30min até às 16 horas.

Mais informações podem ser solicitadas via telefone, através do número (54) 3446-2899, pelo WhatsApp (54)3446-2870 ou ainda com os profissionais de saúde do Município.

Confira, na tabela abaixo, a quantidade de crianças e adolescentes que tiveram seus esquemas vacinais revisados e a quantidade de vacinas aplicadas em Cotiporã, durante a campanha:

 

Crianças e adolescentes que compareceram à vacinação:

Crianças e adolescentes que receberam vacinas:

< 1 ano

1 a 4 anos

5 a 9 anos

10 a 14 anos

<1 ano

1 a 4 anos

5 a 9 anos

10 a 14 anos

 

27

 

113

 

125

 

111

 

21

 

26

 

7

 

39

 

Total: 376

 

Total: 93

           







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo