Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 22 de março de 2022
Fotos: Assessoria de Imprensa/ Dep. Meio Ambiente
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
Preocupada com o Meio Ambiente e buscando reforçar as ações de sustentabilidade no Município, a Administração Municipal de Cotiporã realizou a instalação de 30 containers de lixo em pontos estratégicos da zona urbana.
A ação teve um investimento de R$ 47.670,00, sendo que os contentores foram adquiridos por meio do CISGA - Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio e do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Importância do uso dos containers de lixo:
- Equipamento que contribui para a preservação ambiental, higiene e combate de doenças e pragas;
- Estrutura necessária e grande capacidade de armazenamento, evitando que os resíduos sejam descartados de maneira inadequada ou sejam expostos em ruas, rios e córregos;
- Manutenção dos espaços e ambientes limpos e organizados;
- Incentivo e garantia que os resíduos sejam devidamente descartados, reutilizados e encaminhados para o processo de reciclagem.
Lixo Orgânico e Seletivo: Separe e descarte corretamente
Em Cotiporã, a coleta do lixo é realizada nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, no centro e interior do município. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, é realizada a coleta do lixo orgânico e na quinta-feira, apenas o lixo seletivo deve ser descartado.
Saiba quais materiais você pode descartar em cada coleta:
Coleta Orgânica: Cascas de frutas e legumes, erva-mate, restos de comida, palitos de fósforo e de dente, restos de comida, papéis higiênicos, absorventes, fraldas descartáveis, guardanapos e outros materiais que se decompõem com facilidade.
Observação: Papéis higiênicos, absorventes e fraldas devem ser descartados em outra sacola.
Coleta Seletiva: Papéis, plásticos, caixas e embalagens em geral, caixas de papelão (desmontadas), metais, alumínio, vidros, potes plásticos, isopor, garrafas PET e demais utensílios recicláveis.
Destaca-se que a Administração Municipal estuda a possibilidade de adquirir novos containers, ampliando a quantidade de pontos que contarão com o novo formato de descarte dos resíduos.