HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Notícias

Combate ao Mosquito da Dengue: Faça a sua parte

Data de publicação: 3 de maio de 2022
Fotos: Vigilância em Saúde
Crédito da notícia: Vigilância em Saúde de Cotiporã

O Município de Cotiporã realizou, no mês de abril, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, o qual consiste em um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos (relacionados a insetos) e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti. Esta ação é realizada quatro vezes por ano e faz parte do Programa Nacional de Controle da Dengue.

O agente de combate a endemias, Adão Wons, assim como os agentes comunitários de saúde, realizaram visitas às residências e terrenos baldios localizados na área urbana do município e encontraram diversas irregularidades, como lixo e entulhos em terrenos baldios e água parada em recipientes. Além disso, também foram coletadas treze (13) amostras de larvas, as quais foram encaminhadas para análise no Laboratório Central de Caxias do Sul.

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Cotiporã emite um alerta sobre o aumento do número de casos de Dengue no Rio Grande do Sul (RS). Os dados epidemiológicos apontam uma crescente significativa em relação ao ano passado, tanto em notificações de casos suspeitos, quanto em confirmações da doença.

Semanalmente, o Setor de Vigilância em Saúde e a Estratégia Saúde da Família, por meio dos agentes comunitários de saúde, realizam ações relacionadas ao controle do Aedes aegypti, como vistorias em pontos estratégicos para evitar e conter possíveis criadouros e a proliferação do mosquito, visitas domiciliares, vistorias no em torno das casas, onde são repassadas às famílias orientações sobre o controle de vetores, e informativos na rádio local.

Realizar o controle do mosquito Aedes aegypti não é difícil e todos devem fazer a sua parte. Confira as medidas a seguir:

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter as calhas limpas, sem folhas ou sujeira que possam acumular água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como pneus, tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

- Descartar corretamente o lixo doméstico. Cotiporã possui o serviço de coleta seletiva de lixo. Respeite o cronograma de coleta;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos;

- Piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com produtos específicos;

- Plantas como bambu, bromélias, babosa, espada de São Jorge ou outras semelhantes, que podem acumular água, devem ser viradas ou receber água corrente semanalmente, a fim de renovar a água depositada.

 

Fique atento aos sintomas da Dengue: Febre alta (de início repentino); Dor de cabeça; Dores no corpo e articulações; Cansaço excessivo; Fraqueza; Dor atrás dos olhos e machas na pele. Os cotiporanenses que apresentarem os sintomas acima devem procurar a Unidade Básica de Saúde para atendimento e tratamento adequado.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (54) 3446-2899 ou 3446-2870.







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo