Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 27 de maio de 2022
Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Vigilância em Saúde de Cotiporã
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Cotiporã, por meio da Vigilância em Saúde, identificou um aumento expressivo no número de atendimentos por sintomas respiratórios e diagnósticos positivos para COVID-19. Nos últimos 30 dias, foram realizados 454 atendimentos na Unidade Básica de Saúde e registrados 134 novos casos, estando o Município com 70 casos ativos.



Gráficos: Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social
Frente ao exposto, a Vigilância em Saúde alerta para o aumento no risco de contaminação e recomenda fortemente a adoção de medidas de proteção individual como o uso de máscara em ambientes fechados, a higienização constante das mãos e evitar a participação em aglomerações em ambientes fechados.
Relembre: O uso da máscara segue sendo obrigatório em Unidades Básicas de Saúde, consultórios médicos, laboratórios e farmácia, bem como em Instituições de Ensino.
Sintomas: Ao apresentar sinais ou sintomas gripais como febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta ou outros, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde para a realização de teste rápido para a detecção da COVID-19. Ainda que o resultado seja negativo, recomenda-se evitar o contato com outras pessoas sem máscara devido a circulação de outros vírus respiratórios característicos das épocas mais frias do ano, especialmente pessoas de maior vulnerabilidade (idosos, gestantes, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas, entre outros).
Vacinação: Orienta-se a todos que mantenham sua vacinação contra a COVID-19 em dia, conforme os dados abaixo:
- Pessoas de 5 a 17 anos: 2 doses
- Pessoas de 18 a 59 anos: 2 doses ou dose única e reforço
- Idosos ou imunossuprimidos: 2 doses, reforço e segundo reforço após 4 meses da última aplicação (imunossuprimidos recebem dose adicional).
Todas as vacinas contra a COVID-19 possuem eficácia e segurança comprovadas e oferecem excelente proteção em termos de doença grave, hospitalização e morte. Vacinas são uma medida de proteção individual e coletiva, pois quanto menos pessoas adoecem, menor é a possibilidade de transmissão e mais saudável estará a comunidade.