Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 28 de abril de 2023
Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Secretaria de Saúde e Assistência Social
No começo do mês de abril, os Agentes Comunitários de Saúde e o Agente de Combate às Endemias realizaram o segundo ciclo do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. O programa LIRAa/LIA trata-se de um método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e é realizado em quatro ciclos anuais. Além disso, permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti e a quantidade de infestação do vetor no município.
Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema LIRAa/LIA auxilia as análises entomológicas e fornece informações sobre índices Predial (% de imóveis positivos), Breteau (% de depósitos positivos) e de tipo de recipiente (tipo de depósito positivos, predominante) com vistas na otimização e direcionamento das ações de controle de vetor, facilita a delimitação de áreas de risco entomológico, permite a avaliação de metodologias de controle, além de contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação dos resultados dos índices para os parceiros internos e externos (população).
De acordo com informações repassadas pela Vigilância em Saúde, foram visitados um total de 734 imóveis na área urbana do município. Desse montante, totalizaram 521 residências, entre outros imóveis, e 213 terrenos baldios. Desses locais, foram coletadas 6 amostras, sendo que 100% dessas apresentaram resultado positivo para o Aedes aegypti.
A Prefeitura de Cotiporã, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social e do Departamento de Vigilância em Saúde reforçam a importância da colaboração da população para impedir a proliferação de novas larvas e garantir a saúde e segurança de todos. O alerta é para que a população mantenha os pátios livres de possíveis criadouros, verificando-os pelo menos uma vez por semana. A ideia é acabar com o ciclo do mosquito, que dura de sete a 10 dias.
Vale salientar que o município não pode realizar aplicação de qualquer tipo de produto se não tiver caso positivo da doença. Desta forma, a prevenção, ou seja, não deixar água acumulada é a principal ação que deve ser praticada por todos os cidadãos.
COMBATE AO AEDES AEGYPTI
Saiba como combater a Dengue:
Ao sentir os sintomas da Dengue (dor de cabeça forte, febre alta, manchas e coceira na pele, náuseas, cansaço, falta de apetite, entre outros) procure a Unidade de Saúde ou entre em contato pelo 3446-2899.