HOME ×

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)

A +

A -

Padrão


Original

Contraste
HOME ×
Notícias

Saúde: Enchentes podem ser um agravante para doenças infecciosas

Data de publicação: 10 de maio de 2024
Fotos: Divulgação
Crédito da notícia: Secretaria de Saúde e Assistência Social

Secretaria de Saúde e Assistência Social de Cotiporã informa acerca dos cuidados necessários frente à situação climática que estamos enfrentando.

Em caso de exposição à água e à lama de enchente, é preciso se atentar à possibilidade de desenvolver doenças infecciosas, a exemplo da leptospirose e do tétano. Por meio do telefone (54) 3446-2899 é possível solicitar mais informações acerca do assunto.

A título informativo e orientativo, são repassadas as informações a seguir, que auxiliam a população no enfrentamento de ocasiões como esta da enchente:

Leptospirose

  • É uma doença infecciosa altamente relacionada à baixa renda, condições inadequadas de saneamento e alta infestação de roedores infectados. Ela é causada por uma bactéria.
  • Sua transmissão ocorre a partir do contato direto com animais infectados, ou de forma indireta, pelo solo ou água contaminados por urina de animais.
  • A entrada da bactéria é através da pele com lesões e da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada. Os sintomas podem aparecer de 01 até 30 dias após a exposição.

Sintomas

  • Os sintomas podem ser confundidos com outros quadro infecciosos: febre repentina, dor de cabeça, dores musculares, principalmente na região lombar e nas panturrilhas, anorexia, náuseas, vômitos, diarreia, dor nas articulações, alteração na cor dos olhos, dor ocular e tosse. Em alguns casos podem surgir a icterícia (cor amarelada na pele), sangramentos e insuficiência renal.

A leptospirose pode ser prevenida?

  • O Ministério da Saúde não está indicando a profilaxia contra a leptospirose, porém se alguma pessoa apresentar lesões de pele e tiver tido contato com água ou lama das enchentes, ou até em caso de exposição prolongada, mesmo sem histórico de lesões de pele recomenda-se a avaliação individualizada;

Lembre-se

Caso você apresente febre e dores musculares, especialmente na região lombar e nas panturrilhas E teve contato com água ou lama da inundação até 30 dias antes dos sintomas procure a Unidade de Saúde (posto) para avaliação.

Tétano

  • Doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de toxinas produzidas pela bactéria Clostridium tetani.
  • Esta bactéria é normalmente encontrado na natureza, sob a forma de esporo, podendo ser identificado em pele, fezes, terra, galhos, arbustos, águas putrefatas, poeira das ruas, trato intestinal dos animais
  • Modo de transmissão: A infecção ocorre pela introdução de esporos em lesões da pele e de mucosas (superficiais ou profundas de qualquer natureza).

Sintomas

  • Os sintomas iniciais costumam ser relacionados com a dificuldade de abrir a boca e de caminhar, progredindo para outras formas de alterações na musculatura, incluindo na nuca e na coluna. Os sintomas podem aparecer, em média, de 5 a 15 dias após a contaminação.

Prevenção e profilaxia

O tétano pode ser prevenido através de vacinação, com vacinas que tenham o componente do tétano. No caso de adultos, se aplica a a vacina dupla adulta.

Em caso de pessoas não vacinadas ou com o histórico de vacinação desconhecido é necessária avaliação de saúde.







© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Cotiporã/RS

topo