Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 6 de março de 2025
Fotos: Assessoria de Imprensa / Renata Fialho
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
Reunião aborda qualidade da água em Cotiporã
Atendendo a uma solicitação da Vigilância Sanitária de Cotiporã, que solicitou esclarecimentos da Aegea/Corsan sobre a qualidade da água fornecida à população, a Prefeitura de Cotiporã promoveu uma importante reunião na última quarta-feira, dia 5 de março. O encontro foi organizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio.
Estiveram presentes a secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Valdirene Gobbi, o secretário de Saúde e Assistência Social, Sadi Marin, a fiscal de Vigilância Sanitária, Jussana Breda, além de demais representantes do município. Pela Corsan, participaram o Sr. Oldair Primieri, Coordenador de Operações Veranópolis/Cotiporã da Aegea Corsan, e a Sra. Renata Dal Magro, Coordenadora do Tratamento e Qualidade da SURNE.
Durante o encontro, foram discutidos diversos aspectos relacionados ao abastecimento de água, especialmente em razão das condições climáticas atuais e de fatores ambientais que impactam a qualidade da água distribuída.
Principais temas abordados
* A escassez de chuvas e o consequente baixo nível da barragem de abastecimento influenciam características como cheiro, sabor e cor da água fornecida.
* Coloração mais escura – Esse fenômeno ocorre anualmente durante o verão devido às altas temperaturas, ao baixo volume do reservatório e à presença de manganês, que naturalmente se deposita no fundo da barragem.
* Os representantes da Corsan garantiram que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para assegurar a potabilidade da água, por meio da aplicação adequada de produtos químicos e do monitoramento contínuo da qualidade.
A Corsan reforça que os moradores podem registrar chamados e esclarecer dúvidas por meio dos seguintes canais de atendimento:
App Corsan
Site: www.corsan.com.br
WhatsApp: (51) 99704-6644
Central de atendimento 24h: 0800 646 6444 (ligação gratuita)
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o acompanhamento da potabilidade da água por meio de análises realizadas mensalmente pelo Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN).
A equipe da Vigilância em Saúde segue à disposição da comunidade para mais informações e esclarecimentos. Para contato, basta ligar para (54) 3446-2870.