Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla
Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)
Data de publicação: 27 de abril de 2020
Fotos: O Trentino
Crédito da notícia: Assessoria de Imprensa
Nos dias 04 e 05 de maio de 2020, as comunidades cotiporanenses receberão a coleta das embalagens vazias de agrotóxicos, independente das condições climáticas e tendo como ponto de recolhimento o Salão Comunitário de cada localidade.
A destinação inadequada das embalagens em propriedades rurais pode contaminar animais e pessoas. Os resíduos que entram em contato com o solo e a água prejudicam o meio ambiente e trazem riscos de saúde para os moradores da propriedade rural e áreas vizinhas.
Saiba o que é preciso ser feito para garantir o bom andamento da coleta:
- O produtor deverá estar presente no dia do recolhimento, tendo consigo o Talão de Produtor para que seja emitido o comprovante de entrega;
- As embalagens devem estar limpas (tríplice lavadas), furadas, secas e contadas por volume (quantidade de embalagens com 250 ml, de 1 litro, de 5 litros, de 10 litros e de 20 litros);
- As tampas precisam estar separadas, contadas e dentro de uma sacola plástica;
- As embalagens de 5, 10 e 20 litros podem ser amarradas. Já as embalagens de litro e frascos devem estar em sacos;
- As caixas de papelão devem ser desmanchadas, amarradas e contadas;
- As embalagens flexíveis (sacos plásticos) devem ser contadas e colocadas em sacolas especiais como as Bags que podem ser adquiridas nas cooperativas ou lojas que comercializam os agrotóxicos. As bags já possuem o lugar para escrever nome, endereço e o número de embalagens vazias que o produtor está devolvendo.
Atenção! Se as embalagens não estiverem nas condições acima e se o produtor não comparecer ao local com o Talão de Produtor, as mesmas não serão recolhidas.
Neste ano, as embalagens serão separadas ainda nas comunidades, passando por triagem e sendo preparadas para envio às recicladoras. As embalagens de adubos foliares devem ser descartadas no lixo seco.
- Confira a data e horário das coletas em Cotiporã:
Dia 04/05:
- Agrimar/ Coop. Aurora: - 8h30min – Nossa Senhora do Rosário
- 10h30min – Santa Lúcia
- Agropecuária Bianchi – 8h30min – São Vicente
- Coop. Cairú: - 8h30min – Sagrado Coração de Jesus
- 9h30min – São Casemiro
- Agrovitti: - 13h30min – São Valentim
- 15 horas - Nossa Senhora de Fátima
- 16 horas – Santo Antônio
- Coop. Piá: - Pela manhã – Zona Marin – Partindo do Sr. Daicir Balotin e dirigindo-se para a Linha Independência para a propriedade do Sr. Moacir Scussel. Aguardar em frente às residências.
Dia 05/05:
- Prefeitura/STR/Emater: - 8h30min – Nossa Senhora dos Navegantes
- 10 horas – São Pedro
-10h30min – Monte Bérico - Linha 14 de Julho
- Prefeitura/STR/Emater: - 14 horas – Santa Cruz
- 15 horas – Lajeado Bonito
- 16 horas – Nossa Senhora do Pedancino
- Focus: - 13h30min – São Roque
- 15 horas – Nossa Senhora de Caravággio
- Coop. Santa Clara: - 14 horas – Santos Anjos
- 15 horas – São Brás
- 15h30min – São João
- 16h30min – Nossa Senhora da Pompéia
Os produtores da Comunidade de São Marcos deverão levar as embalagens para a Comunidade de Nossa Senhora do Rosário, produtores de São Judas para Monte Bérico e os produtores de São José e da Estrada Geral para Dois Lajeados poderão entregar as embalagens na Cooperativa Santa Clara.
Nas Comunidades de São Caetano, Nossa Senhora do Carmo, Monte Bérico (Conte) e Santo Antônio do Moro, a coleta será realizada pelo município de Fagundes Varela.
O recolhimento das embalagens é realizado pela Prefeitura Municipal de Cotiporã, juntamente com a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Santa Clara e Agropecuária Bianchi, contando com a colaboração da Cooperativa Aurora, Cooperativa Cairú, Cooperativa Piá e das empresas Agrimar, Agrovitti e Focus.
A campanha tem o propósito de conscientizar os produtores rurais sobre o descarte correto das embalagens de agrotóxicos.